segunda-feira, junho 08, 2015

*TENHO FASES COMO A LUA




*Tenho fases como a Lua

Sou crescente no abraço, no sorriso,
Qual árvore da semente emergindo,
Cada dia na espera vem suspiro,
E o sonho na imagem é paraíso.

Enche-se a claridade, solta brilho,
Revelam as palavras, estado d’alma,
Tudo em volta reluz a busca e trilho
As cruzes somem, só quietude e calma.

O tempo traiçoeiro de surpresa
Arrasta noutro olhar palavra rude,
Minguante me oferece a sobremesa.

*A lua nova equilíbrio sob o ego.
E conflitantes, id e superego
Reagem, buscam além na latitude.

Sonia Nogueira


Um comentário:

namastibet disse...

Partidas Frases


Tenho muitas frases, como aquela da “lua fundida”
Entre o cais e a maré,

Frases do andar por andar “da gente” na rua despida
De frases fundeadas e sem pé,

Frases que querem vir para a frente do título e desmenti-lo
Depois em rodapé.

Perdido estou em magras frases da minha rasca vida !
Rendida em contradição.

Perdido na mansão ou corredor temporal da frase sem sal
De facto, não,
Não tenho agora frases que sirvam de verdade a todos e tudo,
Elas, por um nada mentem.

Tenho umas outras frases que se me avizinham
E me enfrentam,
Frases fininhas, em tiras, na mente, que me vêm e vão,
Frases singulares,
Em gatafunhos secretos e sinais na fase do sermão
Aos peixes,
Que um mero filósofo (ares a fidalgo da rua) de único sentido
(Ainda que extranho) Inventou de repente, para meu intimo e vão uso.

E rondo frases à roda da tabuleta melancolia,
Seu interminável e redondo fuso!
Não me encontro com ninguém que me louve
Ou me sublime.

(Tenho fases, como a lua, “aquela lua fundeada entre o cais e a maré”.)
No dia em que alguém perguntar ser minha
A frase que “algum pessoa” leu,”não é dia de eu ser só eu”
E, quando chegar esse dia,
O outro “eu” liberto de cada pagina em tiras fininhas cortada,
Partiu e, então “comigo, já viveu”.

Joel Matos
04/2010


http://namastibetpoems.blogspot.com