sexta-feira, abril 13, 2007

* FORTALEZA 281 ANOS *

Fortaleza

** Fortaleza 281 Anos **
*****
Conhecida desde 1500
Vicente Pinzón me apelidou
De “Rostro Hermoso” encantadora
Partiu pra Espanha, me abandonou.

Tive vários fortes: São Tiago,
São Sebastião, na barra do Ceará
Por Martim Soares moreno
Personagem de José de Alencar

Fui tomada por piratas
Espanhol, português, holandês,
Com o forte de Schoonenborch
Originou-se meu povoado de vez.

Geraram-me afinal, mas o nome mudou
Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção
Na décima Região Militar, originou
Fortaleza surgiu a povoação conquistou

Nasci afinal em 1726
Vila pequena dependente
Capitania de Pernambuco
Em 1823 liberdade finalmente.

Cresci sou adulta, vaidosa
De caráter forte, independente
Sou mãe de braços abertos
Modernizo-me constantemente

Sou bela, acolhedora
Com praias extensas a ofertar
Um sol que bronzeia a pele
Aos turistas e moradores do lugar

Hoje estou de festa
Há comemorações variadas
Agradeço a toda gente
Tanta dedicação na jornada
*****
Sogueira



Nenhum comentário: