sexta-feira, outubro 01, 2010

*A PALAVRA

*A Palavra


Guardo-te limpa com tanto zelo

Tratamento de rainha, excesso

Às vezes, dos acentos desprezo

Por descuido, por não ter acesso

*

Procuro não ultrapassar o encanto

Para não ferir, envolver no pranto

Mas, teima desobedece, e, sincera

Fazes à mágoa, o inimigo emperra

*

Como entender-te noutra mão ali

Pensamentos seus em convicção

Pensamentos meus falando aqui

Vontades diversas em devoção!

*

Meus olhos te louvam dia e noite

Nos contos, crônicas, poemas brios

Oculto ao meu olhar, alguns afoites

Que fazem da palavra vãos desafios

*

Nos palavrões que dás espaços

Ao erotismo não tenho enlace

Para que! Soa todos em percalços

Fere, embota, torna-te fugace

*

E do amor quando o olhar te deita

De tanto encanto que a alma agita

Mente e corpo em ti se deleita

Parece chama em verdade eleita

*

Mas, quando a lógica se conflita

E, nas falácias o campo se aprimora

Ah, meu ego em ti, te mortifica

E vejo tua força noutra mão afora

*

Da eloquencia sou cativa ativa

Aos “homens” leio e fico enleva

Na mesma eloqeuncia a mão criva

Mata o coração, luz apaga a treva

*

A página silenciosa réu confessa

Cancioneiros, aprendiz, doutores,

Como confessora nata que se presa

Reserva leitura segredos redentores

*

Nasceste, palavra, para unir nações

Como a faca que serve para o corte

Tu cortas amigos, famílias, relações

Serás imortal, mas sou de ti consorte

*

Ao dom da palavra que faz encanto

Da mesma palavra que apaga a luz

Eu que dela uso e também desencanto

Prostro-me redentora levo minha cruz

*

SoniaNogueira


Texto selecionada para a coletânea do

Usina de Letras -RJ*

Nenhum comentário: